terça-feira, 5 de abril de 2011

Proposta de Governo


Verdade que na maioria, nós só sabemos mesmo apontar o dedo e soluções, não as temos e nem as procuramos.
Foi o que me fez voltar a escrever aqui no Centro Neutro.
Gostaria de partilhar convosco a minha solução e também a vossa opinião.

Já todos vimos que o aumento de impostos como medida, é insuportável para qualquer crescimento económico, então considero isto uma grande e grave falha naquilo que damos o nome de democracia.
Por onde podia aparecer uma alternativa?
Nós somos um país totalmente abraçado à ideologia do sector terciário... Não temos na realidade um produto para comercializar, mas sim um conjunto de vários serviços.
A receita do estado, principalmente no caso de empresas públicas ou de capitais públicos, é prejuízos constantes e que a cada dia nos afundam ainda mais.

A minha solução:
Aumento imediato do ordenado mínimo nacional, para um valor 3 vezes superior ao actual... sei que para a maioria de vós, é uma medida irreal... e seria, se não fosse acompanhado por outras.
A redução de vários postos públicos, passando a ser geridos por órgãos privados e sem causar despedimento à mão-de-obra actual. Sem dúvida que é medida privatizar o que temos...
Outra medida, seria a diminuição dos impostos indirectos ao estado (género IVA a 17%), mas com várias campanhas de sensibilização e uma mão pesado para quem tenta fugir, tal como a grande maioria dos nossos comerciantes.
Que isto iria gerar?
Menos gastos para o estado, mais poder de compra para os portugueses, mais compra de serviços (pois somos um povo muito consumista). E os lucros das empresas? Perguntam vocês...
Se existe uma maior procura, mais dinheiro a circular... Lucro terão sempre, poderá é não ser os milhões a que estão habituados, e mal... Estamos a falar dum mercado muito pequeno, o português.
Se conseguiríamos ultrapassar desta forma a crise?
Não vejo como poderia falhar, além de colocar o nosso estado mais justo e igual.

Garanto que talvez o primeiro e segundo mês, pudesse dar algum prejuízo (também não penso que seja assim tanto, visto passar a haver mais dinheiro a circular logo no primeiro mês de uma medida deste género. Tal como acontece a outros países europeus.

Lembrem-se, o aumento de salário implica sempre um crescimento económico em grande escala, isto se não falarmos de mais 2 ou 3 euros por ano. Mesmo as empresas que tenham de pagar mais aos seus funcionários, poderão lucrar de impostos mais diminutos e também de uma nova abertura para o mercado português... As empresas estarão a garantir o lucro e o crescimento de todas elas, é aqui que também se fala na globalização, transparência de mercados, regras morais, éticas e uma responsabilidade social para todas elas. A forma como os administradores de empresas, gerem os seus próprios negócios, é apenas a pensar no lucro rápido e fácil, não pensam de forma alguma se poderá ser um negócio de futuro ou não... Hoje em dia, abrir uma empresa e declarar 5 anos depois falência, em Portugal é tão normal como jogar todas as semanas no Euromilhões. É ESTE TIPO DE PENSAMENTO QUE TEMOS DE ALTERAR E COM URGÊNCIA!!!

Se continuarmos desta forma com aumentos constantes de impostos, as empresas cada vez serão menos, haverá sempre monopólio de mercado e a pobreza irá crescer rapidamente assim como a desigualdade social.

Não podia deixar de partilhar este pensamento convosco, voltarei a comentar no blog, se reparar no interesse que possa haver por todos vós. Esta é a nossa arma, a união faz a força... A união cria poder, mas também o tira.
É importante cada um de nós votar, consoante aquilo que acreditamos e defendemos... Se não gostamos de nenhum, entregasse em branco ;).

Sempre convosco,

O Centro Neutro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails