quinta-feira, 4 de março de 2010


Olá a todos... Que tempo...

Ontem estava a pensar no seguinte, em termos de organização política e comparativamente, pensei o seguinte...
Se o Presidente dos Estados Unidos é comparado ao trabalho do Primeiro-Ministro, então e o nosso Presidente da República?

Após pensar no assunto, visto que ele autoriza as leis que são aprovadas na Assembleia ou as rejeita, cheguei à conclusão que se pode comparar ao Vice-Presidente dos Estados Unidos da América... Pelo menos têm as mesmas funções...

Outra coisa que acho muito diferente... É que o Presidente americano raramente vai ao parlamento, as suas decisões são tomadas consoante aquilo que ele acha prioritário... O Vice-Presidente faz o que o nosso Presidente faz... Não entendo... lol

Outro assunto... A suspensão, devido a pressão política do jornal nacional e da jornalista Manuela Moura Guedes... Todos dizem que isso não existiu, mas a TVI foi multada em 15 mil euros por o ter feito... Um pouco fora de contexto visto o Eng. Sócrates nada ter a ver com isto.

Passo a citar:

"

A decisão, tomada quarta feira pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e hoje divulgada, resulta de um processo com carácter de urgência iniciado em outubro do ano passado depois de a administração da TVI ter suspendido o Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes a três semanas das Legislativas.

A suspensão do bloco informativo, em Setembro, fez cair a direcção de Informação daquela televisão e transformou-se num facto político, com a Oposição a insinuar a intervenção do Governo e o primeiro ministro a desmentir.

A administração da TVI tem agora 10 dias para se pronunciar, sendo que a coima a aplicar pela ERC poderá ir de 2500 a 15 mil euros.

Além disso, a decisão constará do dossier da TVI e será invocada quando a estação pedir a renovação da sua licença de emissão.

Ainda a decorrer está o processo para apurar se existiu ingerência do poder político ou económico na estação, tendo a ERC decidido pedir ao Ministério Público, ao juiz de instrução do caso Face Oculta e ao conselho de administração da PT que forneçam mais informação sobre o caso."

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=164618

E também o seguinte para meditar:

"

Numa declaração feita em Moçambique, onde se encontra, António Vitorino afirma não ter ouvido na íntegra as declarações de Moura Guedes na Comissão Parlamentar que investiga a intenção de compra de parte da TVI pela Portugal Telecom, mas classifica como «uma pura atoarda» o que ouviu.

«Desminto categoricamente que tenha feito qualquer tipo de pressão sobre a Prisa, em meu nome ou em nome de quem fosse», afirma o advogado.

«As acusações não foram consubstanciadas, não encontram correspondência na fonte que é citada, mas constituem um ataque ao meu bom nome profissional que repudio totalmente», conclui António Vitorino.

A jornalista Manuela Moura Guedes afirmou quarta-feira no Parlamento que o administrador da TVI Bernardo Bairrão lhe disse que a decisão de suspender o Jornal Nacional de Sexta da TVI partiu do socialista António Vitorino.

«Disse-me [dois dias antes da suspensão do jornal] que havia um problema grave porque o jornal estava prestes a ser suspenso» e que a decisão vinha de Espanha - de Manuel Polanco e José Luís Cébrian, responsáveis da Prisa, dona da Media Capital, explicou.

«Disse-lhe que se [a decisão era de] Cébrian e Polanco, isso vinha de [José] Sócrates e ele [Bernardo Bairrão] disse-me que, desta vez não era o Sócrates, era o Vitorino», acrescentou.

Na sua intervenção no Parlamento, na terça-feira, Bernardo Bairrão garantiu não ter havido ingerência política no cancelamento do Jornal Nacional de Sexta. «Nunca tive qualquer contacto com o Governo. Não conheço António Vitorino e não tenho conhecimento, formal ou informal, de que a Prisa tenha recebido instruções do Governo, através dele, para suspender o jornal de sexta».

Bairrão disse apenas recordar-se de uma «conversa de corredor», em que alguém disse que António Vitorino tinha atacado aquele noticiário. «Mas dou pouca credibilidade a essas conversas e muito menos comentei com Manuela Moura Guedes», afirmou.

Manuela Moura Guedes e Bernardo Bairrão foram ouvidos na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República na sequência de notícias que dão conta de um alegado plano do Governo para controlar a comunicação social."

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=164592&dossier=Caso%20Face%20Oculta

Cada um que tire as conclusões que achar...
Apenas acho que é vergonhoso

O Centro Neutro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails