quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As escutas


Bom dia a todos... Pensamento positivo, hoje já é quinta.

Passei aqui muito rápido para colocar 3 artigos que encontrei na Sábado Online:

"

Freitas do Amaral critica Pinto Monteiro

25 FEVEREIRO 2010 (CM)

O antigo ministro e líder do CDS/PP Diogo Freitas do Amaral critica o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, no âmbito do processo 'Face Oculta', alegando que este caso passou do plano jurídico para o da política simplesmente porque o PGR assim o decidiu, num artigo publicado na revista 'Visão'.

"O PGR tem razão ao dizer que neste momento o caso das escutas no processo Face Oculta é meramente politico. Mas só o é, porém, porque o PGR optou por uma interpretação muito restritiva do conceito 'atentado ao Estado de Direito'. Até ele o fazer, o caso era meramente jurídico", sustenta Freitas do Amaral.

Além de criticar a decisão de Pinto Monteiro, Freitas do Amaral diz ainda que "A Assembleia da República tem competência para discutir e apreciar, politicamente essa decisão do PGR"."

http://www.sabado.pt/Ultima-Hora/Politica/Freitas-do-Amaral-critica-Pinto-Monteiro.aspx

"

Sócrates falava com Rui Pedro Soares

Por:António José Vilela e Fernando Esteves

24 FEVEREIRO 2010

Numa escuta inserida no processo Face Oculta, Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT, garante que falou com José Sócrates sobre o negócio da aquisição da estação de televisão TVI pela maior operadora portuguesa de comunicações. A revelação é feita no produto nº 5292, uma escuta dirigida ao advogado Paulo Penedos, identificado como o alvo 39263M da investigação.
Na conversa em causa, a que a SÁBADO teve acesso, Rui Pedro Soares diz ao seu amigo Paulo Penedos que falou o primeiro-ministro sobre a operação e que este se mostrara furioso por supostamente não ter sido por si informado de todos os detalhes da operação em curso.
Mantido às 20h02m16s do dia 25 de Junho de 2009, o diálogo entre os dois militantes do Partido Socialista consta de um dos despachos que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, assinou sobre o assunto. E prova que, contrariamente ao que José Sócrates sempre afirmou (a última vez aconteceu na passada segunda-feira, em entrevista a Miguel Sousa Tavares), o chefe do Governo comunicava directamente com a administração da PT. E que o seu interlocutor não era nem Henrique Granadeiro, chairman da companhia, nem Zeinal Bava, presidente-executivo – era Rui Pedro Soares.
Esta e outras informações sobre o processo que abala José Sócrates poderão ser lidas na edição da SÁBADO de amanhã."

http://www.sabado.pt/Ultima-Hora/Politica/Escuta--Socrates-falava-com-Rui-Pedro-Soares.aspx

"

As três contradições de Manuela

Por:Vítor Matos

24 FEVEREIRO 2010

Há uma semana, Manuela Ferreira Leite não sabia de nada. Ontem, admitiu que foi informada. Hoje diz que soube quando toda a gente soube. Quando foi confrontada pela SÁBADO, no dia 16 de Fevereiro, com a informação de que alguém do PSD a tinha sondado no sentido de saber se o partido concordava com a compra da PT por parte da TVI, a resposta da líder do PSD foi lapidar: “Toda a gente sabe que não valia a pena falar comigo sobre isso. Ninguém se atreveu a falar comigo sobre esse assunto”, escreve a SÁBADO na edição de amanhã.
Ou seja, ao dizer que ninguém se atreveu a falar com ela sobre o assunto, Manuela Ferreira Leite afirmou à SÁBADO o contrário do que assumiu hoje ao Diário de Notícias. Tendo como base uma escuta entre o administrador da PT, Rui Pedro Soares, e Paulo Penedos, em que diziam que a líder do PSD conhecia o negócio, o jornal da Global Notícias questionou Manuela Ferreira Leite e esta confirmou que fora informada: "Ora essa, e qual é o crime que está a ser cometido por ser informada? Agora não posso ser informada? Se fui informada, isso só prova que de facto o esquema estava a ser montado e que o crime estava a ser cometido”, explicou.
Hoje, porém, em declarações à Lusa, Manuela Ferreira Leite dá uma nova versão dos factos, de que soube do negócio no dia em que este foi noticiado nos jornais: "Eu soube no dia em que toda a gente soube e denunciei nesse mesmo dia. Portanto, eu denunciei aquilo que soube quando toda a gente soube. O que é relevante é que um primeiro ministro saiba de alguma coisa que diz que não sabe".
A SÁBADO publica amanhã a resposta da líder do PSD, num artigo em que também apurou que José Luís Arnaut terá sido o social-democrata que serviu de ponte entre a administração da PT e Ferreira Leite. O deputado social-democrata e ex-ministro começou por dizer à SÁBADO que o caso era “do domínio do delírio”. Mas depois admitiu que teve contactos sobre a transacção da polémica: “Só depois de o negócio ter abortado é que recolhi informação sobre o assunto. Recolhi vários dados, até a nível pessoal, mas não fui mensageiro de nada para ninguém”. Quanto à possibilidade de ter sido contactado por algum administrador da PT, José Luís Arnaut recusou-se a responder.

A SÁBADO já tentou contactar Manuela Ferreira Leite várias vezes hoje para esclarecer o assunto, embora sem sucesso."

http://www.sabado.pt/Ultima-Hora/Politica/As-tres-contradicoes-de-Manuela.aspx

Cada um que tire as suas ilações sobre esta matéria...
Voltarei com mais pormenores...

O Centro Neutro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails