terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Face de Portugal


Boa tarde a todos... Continuamos a assistir a este circo politico em Portugal...

Temos o aproveitamento de uma tragédia enorme na ilha da Madeira por parte do Governo, o Sócrates foi logo no próprio dia e pelo que me apercebi, o Alberto João Jardim nem o recebeu... Se calhar não era a melhor altura para irem conversar...

Depois, e em continuação das escutas... Temos a campanha eleitoral do Sr. Engenheiro e a participação activa de Luís Figo.
Eu acho que é demais evidente do que se sucedeu, principalmente após ter lido as escutas...
Referia em primeiro ponto a participação de Luís Figo como apoiante ao nosso primeiro-ministro, algo que hoje já se sabe ter havido por uso de direito de imagem, 750.000 euros para o Figo... há fontes que referem que este valor seria pago pela PT, que foi o maior investidor na campanha de José Sócrates... Referiram até que a participação do Figo iria valer muitos votos.
Claro que pela conversa, o Figo ainda pediu mais donativos de 250.000 euros por ano há Fundação Luís Figo.
Que resultado houve? Sabemos que ele é a imagem da da Tagus Park... Passo a citar:

"

O presidente da Câmara de Oeiras, acionista do Tagus Park, não vai prolongar o contrato entre aquele parque e o futebolista Luís Figo, por mais dois anos e um total de 750 mil euros, por considerar que seria "excessivo".

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ FACE OCULTA

Em declarações aos jornalistas no fim de uma reunião entre o conselho executivo do Tagus Parque, que decorreu hoje nos Paços do Concelho, o autarca Isaltino Morais explicou que conhecia o contrato de 350 mil euros assinado entre o Tagus Park e Luís Figo para promover o pólo, previsto para um ano, mas que "não era do seu conhecimento que esse contrato era de 750 mil euros".

Perante o total de 750 mil euros para o uso da imagem do futebolista na divulgação daquele pólo tecnológico, o autarca considerou o montante "excessivo", acrescentando que, "dado que o contrato prevê uma rescisão unilateral, não faz sentido o prolongamento além de um ano".

Conhecimento pela comunicação social

"[Na reunião] Foi-me explicado [pelo presidente do Tagus Park, Américo Thomati] que se trataria de um contrato plurianual em que a imagem do Luís Figo seria utilizado por três anos. No primeiro ano seriam pagos 350 mil euros e 200 mil euros no segundo e terceiro anos", disse Isaltino Morais.

A autarquia de Oeiras teve conhecimento deste montante contratual entre Luís Figo e o Tagus Park através de notícias veiculadas pela comunicação social com base em escutas telefónicas no âmbito do processo Face Oculta, segundo as quais a Portugal Telecom (PT) e o Taguspark terão dado contrapartidas, por intermédio do ex-administrador da PT Rui Pedro Soares (que se demitiu das funções) e Luís Figo, para este apoiar a campanha de José Sócrates a primeiro ministro, nas legislativas de setembro de 2009.

Questionado sobre se este contrato serviu ou não para pagar a participação do ex-futebolista na campanha de Sócrates, Isaltino Morais afirmou que "foram dadas garantias" de que isso não aconteceu, acrescentando que "nem foi preciso perguntar", já que a comissão executiva foi "muito clara ao expor os contornos do contrato e o objeto é, de facto, a promoção do Tagus Park".

Autarca preocupado com uso partidário

Ainda assim, o autarca mostrou-se "preocupado" com o possível uso partidário da empresa e com a sua associação ao caso Face Oculta.

"A Câmara de Oeiras vai fazer tudo para que não haja partidarização do Tagus Park. É mau se o pólo se transformar em mais uma empresa pública para acolher os boys daqui ou de além", garantiu, acrescentando que a autarquia "vai criar condições para que haja garantias de legalidade e transparência em todos os atos da administração".

Outra das preocupações da autarquia é a eficácia do contrato. "O que é agora fundamental é que este contrato seja operacionalizado através de um plano de comunicação. Desenvolvido esse plano da forma como me foi referido, através de um filme que já foi feito [publicado no website oficial do Tagus Park na passada quinta feira], divulgado nos meios de comunicação e internacionalmente, parece-me que será eficaz", disse.

Assembleia municipal dos accionistas convocada

O presidente da Câmara de Oeiras convocou uma assembleia municipal dos acionistas daquele pólo tecnológico, na última semana de março e primeira de abril, para que seja apresentado o plano de comunicação.

Na passada sexta feira, a Fundação Luís Figo diz que "não recebeu, nem vai receber" quantias ou contrapartidas da PT ou do Tagus Park, negando as alegadas contrapartidas na participação na campanha legislativa socialista.

O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas."

http://aeiou.expresso.pt/isaltino-morais-nao-prolonga-contrato-entre-tagus-park-e-figo=f566837


Como sabemos também, o ex-futebolista, inaugurou a sua escolinha de futebol no Taguspark, passo a citar:

"

"É com grande entusiasmo que o Taguspark promove este projecto inovador de Football Dream Factory, dedicado aos jovens talentos de todo o mundo, na área do futebol, e o acolhe no maior parque português de Ciência e Tecnologia. Com o apoio tecnológico da PT e o empenho social de Luís Figo no apoio às crianças, temos a certeza que este é um projecto ganhador", afirmou o Presidente da Comissão Executiva do Taguspark, Américo Thomati, na apresentação do projecto.

"Destinado às crianças de todo o mundo e protagonizado por Luís Figo, um dos melhores jogadores do mundo de todos os tempos, este projecto quer identificar os talentos, em qualquer país do mundo, e dar-lhes a oportunidade de se desenvolver. É um projecto para criar novos Figos", sintetiza Américo Thomati.

Graças ao "Football Dream Factory", crianças de todo o mundo vão poder evidenciar o seu talento futebolístico, através de vídeos que serão vistos e analisados por grandes figuras do futebol mundial, mas sem nunca esquecer o direito à reserva de imagem, por se tratar de menores. Nos casos em que as crianças não tenham capacidade para produzir os seus próprios vídeos, a Dream Factory Network, com o apoio dos parceiros desta iniciativa, assegurará os meios e os modos de ultrapassar essa situação, para garantir uma igualdade de acesso a esta "fábrica de sonhos".

Este é caso exemplar de como a tecnologia pode ser usada para estimular o talento dos mais novos, impedir que esse talento se perca e ajudar ao seu desenvolvimento, tal como conclui o CEO do Taguspark: "sem uma forte base tecnológica não seria pensável desenvolver um projecto mundial deste tipo e sem responsabilidade social, sem o empenho em apoiar o desenvolvimento de talentos, a ideia nem se teria posto. Estamos, por isto, perante um projecto que vai plenamente ao encontro do objectivo permanente do Taguspark de optimizar a combinação de inovação tecnológica e responsabilidade social, que é a verdadeira inovação".

"Football Dream Factory", um novo e inovador projecto tecnológico de Luís Figo e da Dream Factory Network, foi apresentado no Centro de Congressos do Taguspark, no dia 28 de Julho. Além de Luís Figo e Américo Thomati, participaram nesta apresentação um responsável da Portugal Telecom (em representação do presidente executivo da empresa, Zeinal Bava), o director da Dream Factory Network, João Guerra, e o ex-futebolista Ricardo Sá Pinto."

http://www.taguspark.pt/content/1/126/football-dream-factory-luis-figo/

Apenas falta referir, que o Messias, o alto patrocínio da escolinha é feito pela MEO...

Claro que agora todos irão dizer que é tudo falso, como o próprio Figo disse, apoiou o Sócrates porque acha que ele é o que Portugal precisava... lolololol....
O Sócrates também jura que não houve contrapartidas nenhumas...

Como todos nós sabemos, as campanhas eleitorais não podem ter contrapartidas financeiras, é tudo feito com base no voluntariado, os participantes... Caso contrário, é crime... Normal que digam que é tudo uma confusão, os factos apontam o contrário...
Eu afirmo, visto já ter participado numa campanha de um nosso partido, recebi 25 euros por cada dia... eheheh...

Cada um que tire as suas conclusões...

Abraço,

O Centro Neutro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails