sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O "Sol" quando nasce é para todos...


Boa tarde a todos o que costumam por aqui passar... Tem havido muita movimentação política e muito polémica...

Gostaria aqui de deixar 3 artigos que se encontram já no sol online sobre a jornalista Felícia Cabrita, no inquérito da Assembleia da Republica e peço que comentem o que nada tem a dizer... por ser demasiado óbvio...
Fico muito chateado quando tentem subjugar e manipular a nossa inteligência e os nossos direitos como pessoas.

Passo a Citar:

"

«É curioso como já existe uma espécie de contra-ataque em relação ao SOL», começou por dizer Felícia Cabrita aos deputados.

As palavras que alguns dirigentes socialistas têm proferido a propósito do 'Caso Face Oculta' levam a jornalista a acreditar que o SOL, «para o PS é um jornal sem credibilidade».

Felícia Cabrita estranha ainda que os deputados não perguntem pelos accionistas de outros jornais - dois accionistas do SOL serão ouvidos no Parlamento - e, para a jornalista, tal sucede «porque os conhecem do avesso».

Sobre a tentativa de controlo dos media por parte do Governo, Felícia Cabrita mostrou-se convicta de que «havia uma tentativa de controlo da comunicação social e que quem está por detrás é o primeiro-ministro».

«Podemos verificar isso através do que foi acontecendo na TVI», exemplificou.

A jornalista referiu ainda o despacho de Pinto Monteiro hoje divulgado pela comunicação: «Não há aqui elementos suficientes para se abrir um inquérito?».

O plano inicial levaria dois anos a ser concretizado e passava inclusive pela criação de offshores para que o nome da Portugal Telecom não fosse envolvido.

Contudo, para um dos deputados do PS presentes na sessão, as notícias do SOL são uma interpretação que «os factos desmentem».

Questionada sobre alegadas pressões sobre jornalistas, Felícia Cabrita vincou não ser «pressionável» (apesar de já ter recebido ameaças e de ter havido um «plano sórdido» para denegrirem a sua imagem) deixando ainda claro que nunca foi pressionada por José Sócrates nem por elementos do seu gabinete.

Ainda assim, recordou a demissão de Joaquim Vieira da revista Grande Reportagem devido à investigação jornalística em torno do processo ‘Casa Pia’, e ainda «pressões a magistrados e ao Presidente da República» quando o nome de Paulo Pedroso foi envolvido.

Felícia Cabrita enumerou ainda diversas polémicas em que o nome de Sócrates tem sido envolvido (como o do aterro da Cova da Beira, da licenciatura, ou do Freeport) e foi taxativa: «Não fomos nós que lá pusemos o primeiro-ministro».

Confrontada pelos deputados do PS com a violação do segredo de justiça que a publicação das escutas constitui, Felícia Cabrita disse que «basta de hipocrisia», dizendo que no Parlamento também é cometido este crime, e lembrou a chamada de Oliveira Costa quando já era arguido no ‘Caso BPN’.

No final, Felícia Cabrita deixou ainda uma reflexão sobre o futuro da sua profissão, vaticinando o fim do jornalismo de investigação e do bom jornalismo, por falta de dinheiro para suportar os seus custos.

SOL"

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=163179&dossier=Caso%20Face%20Oculta


"

A jornalista, que está a ser ouvida pela Comissão parlamentar de Ética, Solidariedade e Cultura sequência de um requerimento do PSD, entregou também aos deputados fotografias dos accionistas do semanário SOL para esclarecer dúvidas que têm sido levantadas sobre quem são os donos do jornal e «mostrar transparência».

«São pessoas que não se escondem», disse a jornalista enquanto eram entregues aos deputados da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República.

Felícia Cabrita esclareceu que os accionistas do SOL são o empresário Joaquim Coimbra e dois empresários africanos.

«São empresários angolanos que nos libertaram da intenção do PS de liquidar financeiramente o nosso jornal», afirmou.

Na quinta feira, o ex-deputado Arons de Carvalho, quando ouvido na mesma comissão parlamentar, afirmou desconhecer quem são os proprietários do Sol e defendeu que «em nome da transparência seria importante saber».

Felícia Cabrita foi a quinta pessoa a ser ouvida pela Comissão parlamentar de Ética, Solidariedade e Cultura sequência de um requerimento do PSD, aprovado com os votos favoráveis de toda a oposição, para ouvir 25 pessoas, às quais foi acrescentada mais uma audição, do ministro dos Assuntos Parlamentares, proposta pelo CDS-PP.

Hoje será também ouvido o ex-administrador do BCP Armando Vara.

A lista de audições foi elaborada depois de várias acusações ao Governo por alegadas interferências na comunicação social.

Lusa/SOL"

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=163181&dossier=Caso%20Face%20Oculta

"

«São pessoas que não se escondem», disse a jornalista enquanto eram entregues aos deputados da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República.

Felícia Cabrita esclareceu que os accionistas do SOL são o empresário Joaquim Coimbra e dois empresários africanos.

Lusa/SOL"

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=163180&dossier=Caso%20Face%20Oculta


Disse a jornalista ao entregar as fotos dos administradores do jornal Sol no artigo acima...


Mais palavras para quê?
Parem de tentar tapar o Sol com uma peneira...


Ainda dizem que este é um Estado Democrata...

Ontem o Primeiro-ministro quase que me fez chorar com as declarações ao País, lol... Sempre no papel que Ele próprio diz que não é o dele... de Vítima... Sr. Ministro, contacte a APAV...

Isto é sem dúvida o maior escândalo que me lembro no nosso país e nós que estamos a fazer? Senta-mo-nos à frente da Tv a ver novelas... Bom trabalho...

Ouvi também ontem um juiz a dizer que nestas condições que não conseguia trabalhar... Para ele tem de ser tudo transparente, disse que se o Estado na realidade está convicto da sua razão, que deixe vir para a comunicação todo o processo, atas e afins, disse que tinha ficado indignado com o arquivamento do processo pela parte do Ministério Público... de forma a não haver dúvidas e todos sabermos o que se passa... Mas não...
Ele diz que é inconcebível este tipo de comportamento num estado dito "democrata"...

Tirem as Vossas ilações,

O Centro Neutro


1 comentário:

  1. Realmente isto não é um estado democrata, mas os maiores culpados somos também todos nós... Deviamos nos juntar e forçar a demissão do primeiro ministro portuguès, deviamos criar instabilidade... o preço a pagar seria o barco económico ir ainda mais fundo, até quando o lado social vai ser chicoteado para privilégio da economia? não existe ninguém em que se pode confiar neste país de ladrões. "eles comem tudo e não deixam nada"

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails