quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nossa Senhora da Conceição


Ontem estava eu a jantar e de repente ouvi na rádio a notícia para mim mais alarmante...
Estive à procura na net e não encontrei nada sobre a mesma, vou comentar o que ouvi...
Falava-se num hotel em Lisboa que na sua entrada tem uma estatueta da Nossa Senhora da Conceição (padroeira de Portugal), com umas características bastante distintas, tais como: Uma cabeça de gato e onde seriam as mãos, patas de cabra... Depois ouvi a responsável pelo hotel, por sinal nossa irmã do Brazil, em que dizia que era apenas uma forma de arte... Ouvi também que teriam um ano para retirar a mesma... ahahahahah...

É este o ponto a que chegámos, somos chacota, motivo de graça...

E que se faz quanto a isto? Nem se comenta...

Conheço meia dúzia de países que iriam logo pedir explicações se tal por lá acontecesse, mas temos de nos lembrar de onde estamos, num país que perdeu a sua identidade à muito tempo...

Onde estão os bravos de outrora?

Espero por Vós um dia, esperançoso que não seja tarde demais.

Centro Neutro

9 comentários:

  1. Não te conhecia esta tua vertente de cidadão preocupado! :P Pois é, agora não se discute política. São outras instituições que estão em causa. o nosso Estado é laico, portanto, n tem religião. No máximo pode condenar em termos éticos. A Igreja sim, pode e deve fazer alguma coisa. Pode ser arte, no sentido em que a arte é uma forma de expressão. Mas o idiota (e entenda-se idiota como uma pessoa com ideias) que se expressou dessa forma, não se sabe expressar. Para mim, enquanto católica que sou, é desrespeitoso. mas sou uma acérrima defensora da liberdade e não sei até que ponto posso exigir àquele estabelecimento que retire uma peça de decoração porque me ofende. Ir lá, é que não vou com certeza.

    Bjs ;)

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, obrigado pelo comentário...
    Penso que todos nós deveria-mos de ser um dia cidadãos preocupados...
    Verdade que o nosso Estado é Laico, mas a igreja cristã tem mais anos que ele próprio, logo merece toda a consideração, quer se acredite, ou não...
    Muita da nossa história roda à volta dessa instituição...
    Como se sabe é feriado nacional no dia 8 de Dezembro...
    Temos de ter orgulho em nós próprios, é preciso fazer algo, que sei que seria um caos para os nossos mandatários, pensarmos por nós próprios e não por aquilo que nos colocam na cabeça...
    É hora de viragem...
    Fala-se de arte, de liberdade artística... é para rir no estado em que estamos... Mas pronto... É necessário recordar que onde começa a minha liberdade, termina a dos outros...

    Aqui sempre, o Centro Neutro

    ResponderEliminar
  3. Conforme fui lendo o post a minha opinião foi precisamente a da Sissa por isso não me vou por aqui a escrever palha :)
    Só queria saber qual é o hotel...
    Só um aparte... ali está um claro acto de liberdade, muito bem, então para quê estar a julgar? Arte é arte e cada um aprecia como entende. Eu pessoalmente não fico feliz por ter uma santa "gozada", no entanto e apesar de ser católica não me choca nem me afecta a santa "alterada".

    ResponderEliminar
  4. Que posso então eu dizer? Aceitar?
    Não se trata de arte, mas sim mais uma piada relativa ao tuga... Motivo de chacote como se sabe dos nossos irmão no Brazil... Mas sim, podemos fazer sempre ao que já estamos habituados, a virar a cara, olhar para outro lado... Somos bastante superiores a isso...
    Mas como já não é a primeira vez como já todos vimos com a estória dos monumentos e cuspidelas, como a estório dos nuestros hermanos nos Açores em que chegaram a um barco da nossa marinha e retiraram a bandeira Portuguesa... Mas têm razão, somos superiores...
    Até temos o exemplo do nosso grande Presidente da Republica, o Dr. Mário Soares, que aproveitou chegar a Paris para pisar a bandeira Portuguesa...

    Eu repito... CHEGA... Não mais irei olhar para o lado como se o meu país fosse apenas uma anedota de mau gosto, não respeito quem o faz... E a nossa identidade? Deixou de existir? Mais vale então entregarmos de vez o nosso país, que com muito sangue, mortos, tiveram a ideia de tomar a independencia de um condado, fazendo com que fosse grande, tão grande como metado de todo o planeta (tratado de Tordezilhas), mas sim, vamos entregar o resto que sobrou e esperar melhor dias... Vamos fazer a União Ibérica...
    Ainda bem que não vivemos para sempre, porque senão muitos morreriam de desgosto...

    Eu digo chega...

    O Centro Neutro

    ResponderEliminar
  5. Estava eu a falar com a minha mãe sobre este meu blog quando me veio o seguinte pensamento... Nero incendiou Roma, colocou-se a tocar na sua arpa e a compor, porque achou que era arte... No final acharam que era louco e tirano fazendo um golpe de estado e obrigando-o a cometer suicídio... Apenas um pouco de comédia no meio de tanta coisa coisa séria...
    Quero agradecer os comentários e espero que os continuem a fazer, a partilhar as Vossas ideias, opiniões, convicções e razões... Juntos estamos a mostrar o nosso desapontamento, o nosso agrado pela politica no nosso país, na minha opinião é de louvar...

    Obrigado a todos pela Vossa participação,

    Continuem,

    O Centro Neutro

    ResponderEliminar
  6. Marco respira por favor... não vamos também gastar energias em coisas relevantes. Uma estatua estranha é uma estátua estranha e vale pelo que vale, vale pela importancia que cada um lhe dá...eu pessoalmente não me aquece nem me arrefece, se no lugar dela estivesse uma planta provavelmente também nem dava por ela. A famosa cuspidela foi uma falta de respeito, é certo, mas continuarmos aqui a falar disso não nos leva a lado nenhum nem faz o tempo voltar atras. A senhora é uma porquinha ponto final parágrafo, muda de linha...e de estória!
    O ideal será não entrares muito por assuntos que envolvam a Igreja porque se não nunca vamos sair daqui. Já sabemos que a Igreja é corrupta mas vai estar sempre a salvo de tudo e de todos, roçando quase ao intocável... alonguemo-nos na politica porque aí a pica é outra ;) mas esta é só a minha opinião lol
    p.s - se eu vir o sr Soares em Paris também o posso pisar? ah ah ah ah

    ResponderEliminar
  7. Pronto tinha que cá voltar...este ficou-me "a bater" e depois do meu primeiro coment pensei que isto não poderia ser tão alarmante como parecia, como tal fiz trabalhos de casa e andei à procura de informação valida, por norma nunca se passa porque o que interessa é chocar!
    Vamos lá esclarecer aqui uma coisa que parece que todos negligenciaram... este hotel - Hotel Gat Rossio - é um design hotel, como tal tem toda a legitimidade de ter a estátua, para quem não conhece o conceito é favor notar que cada vez mais o conceito de design hotel se tem vindo a desenvolver na Europa. São hoteis por norma de linhas direitas, decorações de cores agradáveis e acabam sempre por ter um leve toque temático... ora então se estamos a falar de um hotel cujo nome é Hotel Gat agora não estou a perceber qual é o espanto relativamente à estátua? Mas já alguem aqui pelo menos espreitou o hotel para perceberem do k se está a "acusar"...exmos srs e sras voces têm um belíssimo hotel no Rossio e vão desperdiça-lo por causa de uma estátua enquadrada no decor do hotel??

    Lamento ter trocado assim de opinião tão bruscamente mas é cm tudo, quando só se ouve uma parte da historia temos tendencia criar juizos de valor errados, mas como errar é humano...perdoar é divino!

    Visitem o site: http://www.gatroomspt.com/pt/hotel-gat-rossio/quartos/h4s1/

    ResponderEliminar
  8. Cara, perdoar é para Deus... Não para nós simples mortais...
    Volto a referir, a minha liberdade começa onde termina a tua...
    A liberdade artística existe, como sabemos muitos quadros eróticos, de mortos, de vivos, sei lá... Mas é algo que se encontra na privacidade de quem gosta... Porquê? Para não ferir susceptibilidades... E todos sabemos que é uma forma de arte...

    Certamente que se fossemos para S. Paulo fazer um hotel sobre imagens de braços abertos e colocássemos a estátua do Cristo Redentor com cabeça de peru e patas de rato, que iríamos ter uma grande polémica... A um nível que nunca saberemos...

    Mas pronto, viva à liberdade artística...

    O Centro Neutro

    ResponderEliminar
  9. "A liberdade artística existe, como sabemos muitos quadros eróticos, de mortos, de vivos, sei lá... Mas é algo que se encontra na privacidade de quem gosta... Porquê? " e não só... tens que passear mais por museus para perceberes que a arte está espalhada sem preconceitos em todo o lado...a arte não tem sexo, não tem religião. A arte é isso mesmo...arte!
    De facto a tua liberdade começa onde a minha acaba mas juro sinceramente que ainda não percebi o stress com uma estatua diferente? As coisas só têm a importancia que lhe atribuimos e muito sinceramente gastarem tempo de antena com este assunto só mesmo em Portugal...
    Aquele é só mais um hotel em Lisboa, é diferente e por isso deverá trazer muitos clientes à vossa/nossa cidade... pensa pelo ponto económico..."faz mal aos olhos,mas bem à economia" ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails